Diversidade Cultural de Herval
Herval é uma cidade que tem uma diversidade cultural muito grande devido à influência dos povos Espanhóis, Portugueses, Índios, escravos, Alemães e Italianos que se instalaram nesta região para cultivar esta terra. Com o tempo essas culturas foram mesclando-se e tornou-se praticamente única, onde o gosto pela tradição gaúcha prevaleceu sobre as outras culturas e é mantida por todos os habitantes desta região. Em Herval o cavalo crioulo é tido como símbolo da tradição gaúcha, os rodeios com provas de laço, rédeas, paleteadas e gineteadas são atrações constantes na cidade, as cavalgadas, rondas da chama crioula, os grupos de invernadas artísticas e os bailes também fazem parte dessa preservação cultural do município e atraem visitantes de todo o estado, do Brasil e até de Países vizinhos como Uruguai e Argentina.
Narra a história que esta região pertencia à coroa espanhola e que Portugal queria se apossar desta terra e fazer o limite entre Brasil e Uruguai no rio Uruguai, para que isso acontecesse herval foi palco de diversas batalhas. Herval nasceu no calor da guerra a partir do acampamento militar levantado ao pé do cerro sob o comando de Rafael Pinto Bandeira, esta terra foi cenário de grandes batalhas entre as duas coroas e do calor desta terra foi forjado o povo hervalense, pessoas simples e hospitaleiras que cultuam as tradições de maneira simples, pois isso tudo faz parte do seu dia a dia, ele traz de berço o amor per este pedaço de chão, aqui se costuma dizer que antes de aprender a caminhar, o gaúcho aprende a andar a cavalo. Esse gesto de amor pelas tradições faz dos hervalenses um povo apaixonado por rodeios e pela lida de campo.
Em Herval as escolas exploram muito bem as histórias ocorridas nesta região para que os alunos não percam a identidade de suas raízes e conheçam a importância que tem o município na história do Brasil, essa diversidade cultural é uma fonte riquíssima de conhecimento de como surgiu este município e de quanto é importante manter viva essas tradições, assim todos se sente parte da história e carregam consigo a identidade do povo hervalense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário